Futebol 11 Sénior - época 2010/11

Iniciou-se no passado fim de semana a competição sénior, em futebol 11. Esta época à semelhança da anterior, divide-se em duas fases. Esta primeira está dividida em duas séries.
Na série "A" estam incluídas as equipas do GD Montargilense, CF Os Gavionenses, GDR Gafetense, ACD Santo Amaro, AC Fronteirense, GDR Alpalhoense, AD Castelo de Vide, AC Portus Alacer e FC Monfortense. Na série "B" estam as equipas do SC Campomaiorense, UF Degoladense, O Elvas CAD, ADJ Santa Eulália, ACD Esperança, Sport Arroches e Benfica, FC Mosteirense, GD Alegrete, SC Estrela e o CD Portalegrense.
As 4 primeiras classificadas de cada série, são agrupadas na fase seguinte para disputar a Divisão de Honra. No final desta fase o 1.º classificado tem acesso directo aos Campeonatos Nacionais da 3.ª Divisão.
Quanto às equipas que na primeira fase ficarem de 5.º lugar (inclusivé) para baixo, serão reagrupadas em 2 séries. Os vencedores de cada série jogaram entre si para decidirem o Título de Campeões da 1.ª Divisão.
De destacar a ausência da AD Alter ( Campeã Distrital da 1.ª Divisão 2009/10) e o Sport Nisa e Benfica.

Este espaço fica (também) aberto para as incidências e opiniões desta competição.

28 comentários:

pixeis disse...

Destaques da 1.ª jornada:
Na série A o destaque vai para a vitória dos Gavionenses em Alpalhão por 6-0 e a vitória de 2-1 do AC Portus Alacer sobre o Monfortense.
Na série B os destaques vão para as goleadas do Elvas ao Desportivo Portalegrense por 8-1 e do Estrela de Portalegre ao Santa Eulália por 6-0.

pixeis disse...

Destaques da 2.ª jornada:
Na série A o destaque vai para o empate a 2 golos do Gafetense com o Alpalhoense e igual resultado entre Os Gavionenses e o Fronteirense.
Na série B o Desportivo Portalegrense perdeu com o Estrela por 0-2 e o SC Campomaiorense marcou 5 ao GD Alegrete. Na Esperança, o Elvas teve aparente dificuldade para vencer. 0-1 foi o resultado final.

pixeis disse...

Destaques da 3.ª jornada:
Na série A... o empate entre ACD Santo Amaro e Os Gavionenses a 1 golo e o empate a zero entre Alpalhoense e Monfortense.
Na série B, o SC Campomaiorense venceu a ADJ SAnta Eulália por... 11-1. O GD Alegrete venceu por 4-2 a UF Degoladense.

pixeis disse...

Destaques da 4.ª jornada:
Na série A o destaque vai para a goleada da AD Castelo de Vide ( 7-0 GDR Alpalhoense ) e a vitória do actual líder AC Fronteirense por 1-0 em casa do FC Monfortense.
Na série B, o SC Campomaiorense aplicou mais uma goleada, desta vez "em casa" do Desportivo Portalegrense, por 7-0. Na actual partilha de liderança com o SC Campomaiorense, estam SC Estrela ( que venceu fora por 4-1 o FC Mosteirense ) e O Elvas ( que venceu fora por 1-0 o UF Degolandense ).

pixeis disse...

Destaques da 5.ª jornada:
Na série A o empate entre AC Fronteirense e AD Castelo de Vide faz com que se mantenham isolados nos dois primeiros lugares. A vitória dos AC Portus Alacer (3-1) em Alpalhão, faz com que entre nos lugares de acesso à Divisão de Honra.
Na série B, os líderes cumpriram. Estrela de Portalegre ganhou 5-2 ao Degoladense, o Elvas foi a Alegrete ganhar por 3-0 e o SC Campomaiorense voltou a mostar veia goleadora com os 6-1 ao ACD Esperança. Em Santa Eulália, a equipa da casa ganhou por 5-0 ao Desportivo Portalegrense e assim mantém a luta pelo lugar de acesso à Divisão de Honra.

pixeis disse...

Destaques da 6.ª jornada:
Na série A o detaque vai para a vitória do AC Fronteirense em Portalegre sobre o Portus Alacer por 4-1, cimentando assim a liderança do grupo e a vitória do Monfortense sobre o Gavionenses, por 1-0.
Na série B, os destaques vão para a 1.ª vitória do Desportivo Portalegrense ( 3-0 ao GD Alegrete ) e o embate entre invencíveis até este fim de semana entre O Elvas e o Estrela de Portalegre. O Elvas a jogar em casa, venceu por 1-0.

pixeis disse...

Segundo um Comunicado Oficial da AF de Portalegre, o SC Estrela desistiu da participação dos Campeonatos Distritais e Taça, em seniores.

pixeis disse...

De acordo com desenvolvimentos recentes, está suspensa a decisão de retirar de competição o plantel do SC Estrela - seniores. O Clube vai realizar uma Asembleia ( 20 Outubro )para tomar então uma decisão final quanto ao caminho a seguir.
Para já e em novo Comunicado Ofical ( n.º10 ) da AF Portalegre, o Clube mantém-se em competição.

pixeis disse...

Destaques da 7.ª jornada:
Na série A o destaque vai para os empates entre equipas que "lutam" pelo quarto lugar classificativo. O GDR Gafetense empatou em casa com o Monfortense a 1 golo. Igual resultado entre Santo Amaro e AC Portus Alacer.
Na série B o destaque vai as vitórias dos três primeiros classificados. SC Campomaiorense 3 UF Degoladense 0, GD Alegrete 0 SC Estrela 1 e Sport Arronches e Benfica 1 O Elvas CAD 4. A ACD Esperança ao ganhar ao Desportivo Portalegrense por 2-1, beneficiou das derrotas dos adversários directos que lutam pelo 4.º lugar.

pixeis disse...

De acordo com o Comunicado Oficial n.º13, de 21 de Outubro 2010, o Sport Clube Estrela confirmou de forma definitiva a sua desistência das provas de futebol sénior distrital( Campeonato e Taça ).

pixeis disse...

Destaques da 8.ª jornada:
Na série A a vitória do GDR Gafetense em Castelo de Vide por 2-0.
Na série B, no jogo entre líderes, O Elvas recebeu e venceu o SC Campomaiorense por 1-0.

pixeis disse...

Destaques da 9.ª jornada:
Na série A o destaque vai por inteiro para a vitória fora de portas do AC Portus Alacer em Gáfete por 2-1. Também na luta pelo quarto lugar, registou-se um empate a zero entre Monfortense e Castelo de Vide.
Na série B o destaque vai para a luta pelos 3.º e 4.º lugares. São 6 as equipas com hipóteses em aberto para o conseguir. Desportivo Portalegrense venceu em casa o Degoladense por 2-1, o Santa Eulália não evitou a derrota com o Elvas ( 1-3 ) e o GD Alegrete foi a Arronches ganhar por 2-0.

pixeis disse...

Destaques da 10.ª jornada ( 06 e 07 de Novembro ):
Na série A o destaque continua a ser pelo 4.º lugar, que permite disputar a Divisão de Honra. O AC Portus Alacer (5.º - 12 pontos ) empatou em Monforte (6.º - 11 pontos) a zero. O Castelo de Vide folgou ( 4.º - 12 pontos ). O Gafetense ganhou em casa, ao Montargilense por 1-o e assim segura o 3.º lugar com 14 pontos.
Na série B, os líderes O Elvas e SC Campomaiorense ganharam ao Desportivo Portalegrense ( 1-3 ) e ao Arronches e Benfica ( 3-0) respectivamente. O Santa Eulália folgou nesta jornada e ainda assim segurou-se na quarta posição, pois a concorrência directa, não venceu.
Do terceiro ao sétimo lugar, são 4 os pontos que separam.

pixeis disse...

Depois de terem algumas dificuldades para construir o plantel de futebol sénior, surgem rumores de que o GDR Alpalhoense ( actual 9.º e último classificado da série A, com 2 pontos ) pondera desistir da competição distrital.

pixeis disse...

Destaques da 11.ª jornada (13 e 14 de Novembro):
Na série A o empate a zero entre AC Portus Alacer e AD Castelo de Vide faz com que se mantenham ambas no quarto e quinto lugar com os mesmos pontos. O FC Monfortense ao empatar em Montargil a 1 golo não aproveitou para se aproximar e até assumir o quarto lugar.
Na série B a vitória caseira (2-1) do Arronches e Benfica perante o directo concorrente pelo 4.º lugar ADJ Santa Eulália e a derrota (4-1)da ACD Esperança em Elvas, faz com que se mantenham 6 equipas com hipóteses de conseguir o 3.º e 4.º lugares.

pixeis disse...

Destaques à 12.ª jornada (20 e 21 de Novmbro):
Na séria A o empate em Gáfete do líder AC Fronteirense a 1 golo, faz com que GDR Gafetense, FC Monfortense, AC Portus Alacer, AD Castelo de Vide ainda estejam na luta para 3 e 4.º lugar.
Na série B para além das goleadas dos líderes O Elvas ( 2-4 em Mosteiros ) e SC Campomairense ( 1-7 em Santa Eulália ) o destaque maior vai para o GD Alegrete que ao vencer por 1-0 em Degolados, ascendeu ao 3.º lugar. Mas entre o 3.º e 7.ª lugar apenas 2 são os pontos que separam as equipas.

pixeis disse...

Destaques da 13.ª jornada (27 e 28 Novembro):
Na série A: A derrota do GDR Gafetense em Sousel diante o ACD Santo Amaro, por 2-0 e a derrota do AC Portus Alacer em Ponte de Sor diante o GD Montargilense, por 1-0.
Na série B: As vitória do GD Alegrete (2-0 ao AJD Santa Eulália) e do Arronches e Benfica (5-0 ao ACD Esperança), ajudaram a cimentar a presença no 3.º e 4.º lugares.

pixeis disse...

1.ª Eliminatória da Taça AF Portalegre (01 de ezembro):
UF Degoladense 4 - GD Alegrete 2 e AC Portus Alacer 1 - ADJ Santa Eulália 2.

pixeis disse...

Destaques da 14.ª jornada (04 e 05 de Dezembro):
Na série A o líder AC Fronteirense tropeçou em Castelo de Vide e perdeu por 1-0. A derrota caseira do GDR Gafetense ( 2-3 CF Os Gavionenses ) foi aproveitada pelo AC Portus Alacer (3-2 ao GDR Alpalhoense ) e FC Monfortense (0-0 com ACD Santo Amaro) para encurtar distâncias na tabela classificativa.
Na série B, a vitória em casa do Desportivo Portalegrense sobre o ADJ Santa Eulália e o Sport Arronches e Benfica a ganhar em Mosteiros por 4-1, confirmando cada vez mais a qualidade que demosntra ter e assim a justificar o lugar para a Divisão de Honra.

pixeis disse...

Resultados de destaque na Taça da AF Portalegre - Oitavos de Final (08 Dezembro):
UF Degoladense 2 - Sport Arronches e Benfica 3; FC Mosteirense 5 - GD Montargilense 1; AD Castelo de Vide 0 - FC Monfortense 1.
Outras equipas também apuradas para os Quartos de Final: O Elvas CAD, SC Campomaiorense, AC Fronteirense, CF Os Gavionenses e ACD Santo Amaro.

pixeis disse...

O GDR Gafetense foi a Campo Maior (em jogo a contar para os Oitavos de Final da Taça AF Portalegre)com um novo treinador. A equipa técnica é agora liderada por Pedro Canário.

pixeis disse...

Apesar de vencer em Castelo de Vide, João Azinhais abandonou o comando técnico da equipa sénior do FC Monfortense. O jogador Filipe Maças vai acumular a função de treinador. Esta situação não é nova na carreira deste atleta, pois já o desempenhou durante anos no CD Portalegrense 1925.

pixeis disse...

Destaques da 15.ª jornada (11 e 12 de Dezembro 2010):
Na série A, o empate a 2 golos em Fronteira do AC Portus Alacer torna ainda mais intensa a luta pelo 4.º lugar.
Nas últimas jornadas desta série, os principais candidatos pelo 4.º lugar ainda vão jogar entre si (GDR Gafetense 18pts; AC Portus Alacer 17pts e FC Monfortense 16pts).
Na série B já estam praticamente definidos os que passam à Divião de Honra. O Elvas CAD e SC Campomaiorense à muito que o garantiram e Sport Arronches e Benfica e GD Alegrete, apesar de matemáticamente ainda não terem garantido as posições classificativas, devem de conseguir manter as performances, pelo que a concorrência ficará remetida à 1.ª Divisão.

pixeis disse...

Destaques da 16.ª jornada (18 e 19 Dezembro 2010):
Na série A o GDR Gafetense foi a Monforte ganhar por 3-1 e AC Portus Alacer ganhou "em casa" 4-0 ao ACD Santo Amaro. A luta e definição pelo 4.ª lugar, podesse assim arrastar até à ultima jornada desta fase, quando Portus Alacer receber o Gafetense.
Na série B o GD Alegrete folgou e viu assim ADJ Santa Eulália ( ganhou em Mosteiros 4-2) e ACD Esperança (ganhou ao Desportivo Portalegrense 1925 por 5-2)aproximarem-se, pelo que na próxima jornada à já um confronto decisivo pelo 4.º lugar, entre ACD Esperança e GD Alegrete.

pixeis disse...

AF Portalegre - Comunicado Oficial n.º 22... só os Clubes que tenham as "taxas de jogo" liquidadas, puderão participar na 2.ª Fase dos Campeonatos Distritais de Futebol Sénior.

pixeis disse...

À 17.ª jornada (penúltima da 1.ª fase) ficaram definidas as equipas que vão participar na Divisão de Honra e as que vão participar na 1.ª Divisão Distrital.
Na série A GDR Gafetense venceu em casa a AD Castelo de Vide (2-0) e garante assim a presenção na Divisão de Honra. O AC Portus Alacer perdeu em Gavião com o líder da Série (3-2). Digno de registo também é o Alpalhoense. Apesar de perder o jogo em Fronteira por 3-2, esteve por duas vezes em vantagem na marcha do marcador.

Na série B o GD Alegrete venceu em Esperança (2-1) e carimbou a presença na Divisão de Honra. Para já assumiu o 3.º lugar da classificação.
A ADJ Santa Eulália empatou em casa a zero com o UF Degoladense e assim sentenciou apresença no Campeonato da 1.ª Divisão.

pixeis disse...

Confirmadas que estavam as equipas que vão participar na Divisão de Honra, faltava a classificação final para definir as que vão participar na Série A e B da 2.ª Fase do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão.

Resultados em destaque da 18.ª jornada ( 16 de Janeiro de 2011 ):
Na série A o destaque vai para a vitória caseira do AC Portus Alacer perante o GDR Gafetense (1-0).
Na série B o destaque vai a vitória caseira do GD Alegrete sobre o Sport Arronces e Benfica (2-1). O GD Alegrete confirmou o 3.º lugar.

pixeis disse...

Classificações finais da 1.ªFase do Campeonato Distrital de Futebol Sénior:

Série A:
CF Os Gavionenses 39pts
AC Fronteirense 35pts
AD Castelo de Vide 28 pts
GDR Gafetense 24pts
--------------------------
AC Portus Alacer 23pts
FC Monfortense 16pts
GD Montargilense 15pts
ACD Santo Amaro 15pts
GDR Alpalhoense 2pts

Série B:
O Elvas CAD 52pts
SC Campomaiorense 49pts
GD Alegrete 31pts
S Arronches e Benfica 28pts
----------------------------
ACD Esperança 25pts
ADJ Santa Eulália 24pts
CD Portalegrense 1925 20pts
FC Mosteirense 17pts
UF Degoladense 15pts
SC Estrela (desistiu)