As resposta de Francisco Beirão

Francisco Beirão, natural de Veiros (Estremoz), nasceu em Setembro de 1970. Desde de 2009 ligado aos escalões de formação do futsal, teve esta época a primeira experiência como treinador principal de seniores.

Começamos por querer saber todo o seu curriculum desportivo.
O meu curriculum desportivo é muito recente, comecei no futsal há alguns anos a convite de um amigo, a orientar uma equipa que participava nos torneios de Verão, quando na época de 2009/2010 me foi feito um convite para orientar a equipa de benjamins da escola do S. L. e Benfica de Sousel, onde participamos no campeonato distrital da A.F. de Évora. No início de 2010 inscrevi-me no curso de nível 1 de treinadores de futsal na A.F. de Setúbal, era meu desejo já algum tempo ter formação na área do futsal, já tinha tentado por duas vezes na A.F. de Évora, mas por falta de inscritos nunca se realizou o curso. Com o patrocínio da C.M. Sousel, e com grande sacrifício lá consegui tirar o curso. Na época seguinte, 2010/2011, continuei em Sousel a orientar a equipa de Benjamins, mas agora com as cores da Soujovem, já que a escola do S.L. e Benfica deixou de existir. Na época que agora terminou, estive a frente de um projeto ambicioso, a convite do Manuel Grosa, e posteriormente pelo Vice-Presidente do S.C. Campomaiorense, Nuno Travassos, onde o principal objetivo foi alcançado, ser campeão e onde vencemos a Super Taça da A.F. Portalegre. Sempre pratiquei desporto, mas a nível federado só no futebol 11, no já extinto F.C. Veirense no escalão Juvenil, no campeonato da INATEL no distrito de Évora.

Treinar uma equipa sénior de futsal federada, era um dos seus objectivos?
Claro que era um dos objetivos, depois de ter formação e alguma experiencia o percurso era esse, não esperava que fosse tão rápido, e logo numa equipa de topo do distrito como é o S.C. Campomaiorense. Um ano antes tinha sido sondado por outra equipa, do distrito de Évora, mas achei que ainda era cedo, e estava a adorar trabalhar com os miúdos em Sousel, por isso não passou de uma sondagem. Esta época, apesar de pensar, que talvez ainda fosse cedo para assumir uma equipa sénior, a confiança que as pessoas depositaram em mim, e os objetivos do clube, as condições de trabalho que me ofereceram e outros fatores que não interessa falar, levaram-me a aceitar o convite.

Era seguidor atento da competição sénior distrital da AF Portalegre?
Quando podia, tentava ver alguns jogos em Sousel, e através do blog Pixeis, ia tentando estar informado, como estava envolvido com escalão de formação, e competia noutro distrito, confesso que não era um profundo conhecedor da competição.

Agora que esteve envolvido de forma directa, que opinião passou a ter sobre a competição sénior distrital?
Um campeonato com 7 equipa, não se pode dizer muito. Um campeonato muito curto, com muitas paragens pelo meio, que não é benéfico para ninguém, desmotiva os jogadores que querem competição, prejudica o trabalho dos treinadores, que por vezes querem trabalhar nessas alturas, e não aparecem todos os jogadores fruto dessa mesma desmotivação, e naturalmente há quebras de competitividade. Outro ponto que acho importante para o crescimento do Futsal, são as arbitragens, o Futsal só cresce, se houver uma evolução de todos os agentes envolvidos, e nesta área há pouca formação. Não pode uma pessoa dirigir um encontro, quando não sabe as leis de jogo, e vi muitas situações este ano. Claro que a culpa não são das pessoas que são nomeadas para tal, mas sim da A.F. Portalegre, não tem recursos humanos que cheguem? Promova formações ao nível da arbitragem de Futsal, porque a modalidade tem que ser tratada com respeito, o Futsal não é um jogo de Futebol 11 com menos jogadores em campo.

O que conhecia do grupo de trabalho que ia encontrar?
Quando comecei a planear a época muito pouco, mas depois fui recolhendo informação que me foi muito útil no início dos trabalhos.

O que conhecia dos adversários (Clubes) e com que opinião fica agora?
A equipa que conhecia melhor, por motivos óbvios, era a Soujovem, sabia que tinham uma grande equipa e que eram candidatos a vencer o campeonato, das restantes equipas pouco sabia ao início, mas tentei recolher informações. À partida, juntamente com a Soujovem, a Belhó a Povoa, e nós, eram os candidatos ao titulo, havendo uma equipa que poderia provocar alguma surpresa, o Nisa, a Terrimponente e o Alter, por vários motivos, seriam as equipa menos fortes. A minha opinião não mudou muito, só a Belhó, pelo final de época é que surpreendeu pela negativa. E claro que tinha que salientar o feito da Terrimponente, ter conquistado a Taça, ao eliminar a Soujovem em Sousel e batendo a Povoa na final.

E de atletas, quem destaca?
Não gosto de individualizar ninguém, gosto de falar no grupo, e ai fomos fortes e conseguimos ultrapassar as dificuldades. Mas não ficaria bem da minha parte, se não elogia-se o Carlos Gil, neste caso não pelos resultando desportivos, esses são de todo o grupo, mas sim pela disponibilidade que demostrou, deixando situações difíceis da vida particular para trás em prol do grupo.

Na caminhada para o Título de Campeão Distrital... qual ou quais as fases mais complicadas que a equipa teve?
Após o jogo com o Nisa, onde empatamos o jogo, onde fizemos cerca de 60 remates e marcamos um só golo, criou-se uma certa insegurança na finalização, e no jogo com a Belhó em casa, onde podíamos ter deitado tudo a perder, a Belhó com a vitória em nossa casa ficou só a depender de si para vencer o campeonato, um jogo onde entramos com os níveis de confiança demasiado elevados, e mais uma vez a falta de confiança na finalização.

O SC Campomaiorense ganhou o Campeonato e a Supertaça... entende que foi de forma inequívoca a melhor equipa em competição?
Para mim quem chega ao fim e vence, é sem duvida a melhor equipa, como quem ganhou a taça foram os melhores no percurso e na final.

Que aspetos entende que (ainda) vão ter de ser melhorados?
Não vou responder a essa questão, mais à frente vai entender o porquê.

Para um n.º reduzido de equipas em competição... justificava-se fazer play-offs, por exemplo com os 4 primeiros classificados?
Porque não, para dar mais competição às equipas, se fazem na 1ª divisão, acho que o poderiam fazer no distrital.

Que características técnicas mais aprecia num atleta de futsal?
O passe e a recepção sem duvida, no futsal são duas características fundamentais para um jogadores, já no GR é saber defender em defesa/baixa.

Como está a ser preparada a nova época?
Não estou a preparar a época, pois estou sem clube, o S.C. Campomaiorense comunicou-me que este ano vai suspender o Futsal.

Que futuro antevê para o nosso futsal?
Como já disse, sem formação dos agentes desportivos (treinadores, dirigentes, árbitros, etc) o Futsal não terá muito futuro, a criação de campeonatos de escalões de formação é essencial para o desenvolvimento da modalidade, e não sei se isso está a ser preparado. Quanto ao E.F.C. na 3ª divisão já é uma certeza, por isso prevejo mais uma boa época, com luta para a subida, só o clube saberá, mas este ano demostraram que tinham capacidade para subir.

De que forma actualiza os seus conhecimentos técnicos?
Na leitura de livro relacionados com Futsal, DVD e internet que é uma excelente ferramenta. Gostaria de tirar o nível 2, mas ir novamente para Setúbal ou Lisboa, é muito cansativo e dispendioso. As associações de Évora e Portalegre em conjunto podiam promover esse curso, de certeza que iriam ter candidatos suficientes.

Treinar os escalões de formação ou treinar seniores… qual lhe dá mais “gozo”?
Qualquer um me dá prazer, na formação, a evolução do miúdos é o mais importante, para mim é uma vitória chegar ao final e ver que valeu a pena trabalhar para o crescimento deles, e não ganhar jogos, porque quem trabalha escalões de formação, pelo menos até aos iniciados, a vertente competitiva tem que vir em segundo lugar. E no seniores é a parte competitiva, conseguir os objetivos traçado pelo clube.

Que episódio(s) jamais irá esquecer em todo o seu trajecto desportivo?
O dia que nos sagramos campeões, é o dia mais marcante desde que ando no Futsal, como é o 1º Título ficará marcado, e ainda mais pelo SCC que é um clube que sempre admirei.

O Francisco Beirão treinador de futsal...com o que sonha atingir um dia?
Eu não sou muito de sonhar com o futuro, tenho uma vida profissional que me ocupa muito tempo, e a disponibilidade não é muita, por isso o trajeto é traçado dia-a-dia, agora não tenho nenhum projecto, se aparecer algum irei estuda-lo e logo tomarei decisões, esse é o meu caminho no Futsal.


Por fim... queria agradecer ao Clube, neste caso ao Manuel Grosa e Nuno Travassos por terem confiado no meu trabalho e o apoio que me deram, a todo o grupo de trabalho, jogadores, massagistas, roupeiros, e aos que me sempre apoiaram, família e amigos.
Endereçar os votos de um bom trabalho, a todos os que vão estar envolvidos na próxima época, e que consigam os seus objetivos. E por último um muito obrigado ao João por esta oportunidade, e parabéns pelo excelente trabalho que tem desenvolvido.

Um Abraço,
Francisco Beirão


Agradecemos ao Mister Francisco Beirão a disponibilidade para esta "conversa", bem como o contributo que deu ao longo da época.

Sem comentários: