Livre Indireto...

Suspensão temporária da competição de futebol sénior na AFP

O futebol sénior na Associação de Futebol de Portalegre fez meia época, tendo sido suspenso no inicio da segunda volta por incumprimento dos clubes. A Associação suspendeu a competição, segundo me disseram, devido ao incumprimento dos clubes relativamente a pagamentos, se foi da jóia, das inscrições, penso não ser o mais relevante visto já ter abordado neste espaço a problemática da sobrevivência dos clubes e das suas dificuldades financeiras e neste caso é precisamente disso que falamos, de questões financeiras.
A Associação terá razão, nem sequer coloco isso em causa, mas o problema é mais profundo e mais antigo. Como podem os clubes resolver este problema? Perante a atual situação económica do país, das empresas, das autarquias não me parece ser uma questão fácil e rápida. A Federação Portuguesa de Futebol deveria analisar com muita atenção e com muito cuidado toda esta questão das Associações e do preço do futebol amador. Este não é certamente um problema exclusivo da Associação de Futebol de Portalegre, decerto mais Associações enfrentarão problemas semelhantes, decerto mais clubes se encontram em dificuldades financeiras, com incumprimento das suas obrigações, mas como não estar? O preço do futebol amador é exorbitante!

Penso e defendo que a Federação deve promover o futebol, deve criar condições para o futebol amador proliferar e não levar ao desaparecimento de clubes. O futebol amador é a base da pirâmide, por aqui passam todos os jogadores, pelas competições regionais, pela formação… Não se pode encarar as dificuldades dos clubes em pagar as inscrições, em cumprir com as suas obrigações para com as Associações com ligeireza. É demasiado caro realizar uma época, seja em que escalão for e em que competição for. Essa é uma realidade da qual não se pode fugir. Caberá à Federação encontrar soluções, repensar o modelo, refinanciar o futebol amador, porque o futebol profissional continua a gerar receitas, bem lucrativas por sinal!

Este assunto é um pouco uma “pescadinha de rabo na boca” porque iremos voltar sempre ao ponto de partida se não se tomarem medidas sérias e se alterar os custos da participação dos clubes nas competições organizadas pelas Associações. Os clubes não conseguem atualmente encontrar patrocinadores, as empresas não estão saudáveis ao ponto de poder ajudar, as autarquias estão a diminuir apoios e a pagar os poucos que dão tardiamente e a única solução que parece existir é pedir aos praticantes que financiem a sua prática, mas isto é enveredar pelo caminho mais fácil e voltar a pedir esforços a quem já está no seu limite financeiro. O país está em crise o “povo” paga mais, as empresas estão a atravessar dificuldades o “povo” paga mais, o desporto está a atravessar dificuldades o “povo” paga mais… escusado será dizer que a certa altura o “povo” já não terá nada para dar!
Votos de uma semana feliz e um regresso rápido da competição de futebol de 11 sénior da Associação de Futebol de Portalegre. O poder praticar desporto é um direito e cabe às Federações promover essa prática!


Por:

Sem comentários: